Internacional bate o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho; Relembre
O Mundial de Clubes de 2006 foi mais um evento histórico. Após conquistar a Copa Libertadores, o Internacional representou os Sul-Americanos na competição e desbancou o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho na decisão.
Foi um jogo histórico, que terminou com o primeiro título Mundial da história de um dos gigantes do futebol brasileiro. Relembre abaixo como foi o confronto!
As semifinais
Campeões da Libertadores e Champions League, respectivamente, Internacional e Barcelona já entraram direto na semifinal do Mundial de Clubes de 2006. O adversário do Colorado foi o Al-Ahly, e o jogo foi duro. Alexandre Pato e Luiz Adriano fizeram os gols no triunfo por 2 a 1 que garantiu a vaga na decisão, com gol salvador perto dos 30 da segunda etapa, quando o duelo estava empatado.
Do outro lado, o super favorito Barcelona encarou o América do México e atropelou por 4 a 0. Guðjohnsen, Márquez, Ronaldinho Gaúcho e Deco fizeram os gols da classificação tranquila dos espanhóis.
A decisão com gol improvável de Gabiru
O Barcelona de Frank Rijkaard contou com força máxima. Em campo, nomes como Rafa Márquez, Iniesta, Deco, Giuly e Ronaldinho Gaúcho, o que deixava o favoritismo grande para a equipe espanhola.
Do outro lado, o Colorado contava com ídolos como Clemer, Fernandão e Iarley, além de jovens, como Alexandre Pato. No banco, outra lenda do Internacional, o treinador Abel Braga, com o sonho da conquista inédita.
Em campo, apesar de ficar mais com a bola e criar as melhores chances, o Barcelona não conseguiu abrir o placar. Do outro lado, o Internacional tinha o contra-ataque e apostava nisso para encontrar um gol.
Aos 19 minutos do primeiro tempo, Ronaldinho pediu pênalti em um lance, mas o juiz mandou seguir. O confronto seguiu com o mesmo enredo até o final do primeiro tempo, quando os treinadores resolveram modificar peças para a segunda etapa.
Aos 36 minutos do segundo tempo, o lance que mudou o jogo. Iarley recebeu a bola e foi para cima de Puyol. Adriano Gabiru passou pela esquerda, o que abriu a defesa, e recebeu o passe. Com dois toques, tirou de Valdés e fez o gol Colorado, 1 a 0.
Em desvantagem, o Barcelona teve duas boas chances de empatar o jogo. Na primeira, Deco finalizou e Clemer fez uma ótima defesa. Pouco depois, Ronaldinho Gaúcho teve uma chance de ouro, na sua especialidade, a bola parada. Na cobrança, tirou do goleiro Colorado, mas jogou para fora.
Sempre que possível os atacantes do Internacional prendiam a posse de bola para ganhar tempo e isso deixou os jogadores do Barcelona nervosos. A tática deu certo, e o Inter conseguiu vencer o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho e ficou com o título Mundial.
Repercussão do jogo
Foi o primeiro título da história do Internacional, logo diante de um gigante do futebol mundial, que contava com lendas em seu elenco. Todos esses ingredientes trouxeram ainda mais emoção e gravaram o jogo na memória não apenas dos torcedores do Colorado, mas dos fãs de esportes.