Ajax x Lucas Moura: a histórica virada em 2019
No dia 8 de maio de 2019 o mundo do futebol viu uma das viradas mais emocionantes do último ano. O confronto era entre Ajax x Tottenham, pelo duelo de volta da semifinal da Champions League.
Na ida, os holandeses venceram por 1 a 0, mesmo fora de casa. Na volta, abriram 2 a 0, mas os ingleses contaram com Lucas Moura para virar e avançar para a decisão inédita. Foram três gols no segundo tempo, em uma das maiores atuações de um brasileiro na Liga dos Campeões.
O primeiro tempo
Com um elenco bem interessante e em casa, o Ajax jogava pelo empate após vencer na ida por 1 a 0, mas tratou de melhorar a situação logo no primeiro tempo. O zagueiro Matthijs de Ligt foi no quinto andar e abriu o placar aos 5 minutos. Aos 35, foi a vez de Tadic encontrar Ziyech, que finalizou sem chances, 2 a 0.
Com o resultado, os donos da casa foram para o intervalo vencendo por 3 a 0 no agregado, ou seja, poderiam até levar dois gols que avançavam. Já os ingleses precisam mudar a postura e buscar três gols para ir para a final pelo gol fora de casa.
O segundo tempo
Sem Harry Kane, o comandante Pochettino improvisou o brasileiro Lucas Moura como falso nove, e deu certo. Aos 10 minutos, ele recebeu passe de dele Alli e iniciou a reação. Pouco depois, aos 14 minutos, o goleiro Onana se atrapalhou e a bola sobrou para Lucas Moura dentro da área. Era o empate do Tottenham, 2 a 2.
Com 30 minutos para jogar, os Spurs precisam de um gol para avançar, enquanto o empate bastava para o Ajax. O duelo ficou animado e aberto, mas o placar seguiu sem alteração até os acréscimos.
No último lance, após um chutão para o campo de ataque, a bola sobrou para Lucas Moura na entrada da área. Com apenas um toque e, com a perna ruim, a esquerda, ele tirou do goleiro Onana e virou o jogo, 3 a 2 Tottenham. Era o gol da classificação.
Repercussão do jogo
Com três gols, Lucas ganhou a manchete de todo o mundo após o “Milagre de Amsterdã”, que levou o Tottenham até a final da Champions League pela primeira vez na história.
Em todo o canto do mundo só se falava em uma coisa: Lucas Moura. O brasileiro colocou o seu nome na história da competição com uma das melhores atuações, uma das mais decisivas, mesmo em meio a tantos jogos até aqui.
Apesar de todos esses ingredientes, o treinador Pochettino deixou o brasileiro no banco de reservas na decisão contra o Liverpool, surpreendendo a todos. Essa decisão custou caro e os Reds ficaram com o título, após vencer por 2 a 0.